terça-feira, 19 de outubro de 2010

Relacionamentos...


A historia se repete: vc conhece uma pessoa, ele/a parecia legal, mas vc, escabriada/o dos tocos que levou ao longo da vida, fica na defensiva, nao demonstra o que sente, finge que nao tá a fim “pra nao dar confiança”..passam-se uma semana, duas, três..até que  ele/a diz: Tô indo, nao sei o que você sente, quero uma coisa legal e vc nao me dá certeza alguma, vc nao tá pronto pra amar, etc..e vai embora. E vc, claro, confirma o que vc já sabia: “Ah, homem/mulher  nao presta, é tudo igual, mais um/uma me enganou, por isso que eu nao me entrego, por isso isso, por isso aquilo...”

Tenho ouvido isso direto por aí. E eu sempre me pergunto..o que está acontecendo? Porque tem tanta gente sozinha ao mesmo tempo que tem tanta gente procurando alguém? Esse assunto rende umas dezenas de posts...

A vida virou a arte do desencontro amoroso. Gostemos ou não da idéia, relacionamentos podem acabar. Um flerte que parecia ir super bem..era só um flerte, e daqui a pouco pode evaporar, por desinteresse do outro..ou nosso mesmo. O que eu vejo muito é que estamos nos jogando nos relacionamentos como se fossem botes salva-vidas. Como se o ter alguém do lado fosse uma “autenticação” do nosso valor perante a sociedade,como se o outro fosse panacéia para todos os nossos conflitos e problemas. O parceiro/parceira vai nos dar todo o amor que a vida toda esperávamos receber dos pais, dos irmaos, da familia, dos outros(as) que passaram pela nossa vida até aqui. Peraí né gente???

Cada ser humano, homem ou mulher, é único. Cada um tem sua historia, suas vitorias,derrotas, seus conflitos e seus valores. E quando conhecemos alguém, buscamos avaliar acima de tudo se essa pessoa combina com a gente. Ele/Ela está no mesmo momento que eu? Ele/Ela quer se envolver tanto quanto eu quero? Ele/Ela tem o mesmo conceito sobre relacionamento que eu tenho? E para conseguirmos mostrar quem somos e o que queremos, temos que estar inteiros nesse processo.

Não adianta começar uma aproximação com uma pessoa, pensando no toco que sofreu tempos atrás. Terminou? Tomou um pé? Curta sua fossa. Chore mesmo, curta essa dor de corno com gosto porque esse período de “luto” é essencial para que vc possa encerrar e ciclo e começar outro com alguém. Conte a historia da sua relacao 1578 vezes , pro amigo, pra manicure, pro taxista(eles adoram,gente!!!!). Falar ajuda a levar a dor embora. E acima de tudo, aprenda com o que aconteceu. Ninguém eh totalmente culpado ou inocente. Numa relação, somos cúmplices. Ambos temos responsabilidade pelo que fazemos – ou deixamos de fazer. Ser honesto consigo mesmo nesse momento,ajuda a entender onde erramos, e onde podemos fazer de um jeito melhor, numa proxima vez.

E aí, passada a fossa....surgiu outro alguém? Permita-se conhecer essa pessoa. Sem desespero em saber se seu filho com ele/ela vai sair bonitinho, nem tao blasé que pareca indiferente. Li num texto(que acho que eh da Martha Medeiros) que relacionamentos sao como um jogo de xadrez. Vc dá um passo, o outro dá outro passo. Ele/Ela ligou? Ótimo. Na proxima vc liga,qual o problema? Homens e mulheres gostam de se sentir queridos, desejados, lembrados. Um telefonema, um SMS que seja, desejando bom dia, nao mata ninguem. Mas eu disse UM!!!!!
Uma coisa eh vc fazer aquele “contato com a base” só pra se fazer presente. Outra coisa eh ficar ligando 328 vezes pro telefone dele/a como um/a psicopata! Equilibrio é a chave, e não faltam livros e revistas falando sobre isso por aí.

Apesar de todos os desencontros, amar e ser amado eh uma delicia e vale muito a pena. Paixao e amor, quando em equilibrio, sao sentimentos que só fazem bem e tornam a nossa vida melhor. Mas para isso precisamos primeiro estar de bom conosco. Buscar o nosso equilibrio, a nossa felicidade e satisfação pessoal primeiro, antes de procurar alguém. Relacionamentos sao para complementar a nossa felicidade. Não para nos dar a felicidade que nunca tivemos. Colocar essa responsabilidade nos ombros do parceiro/parceira é pedir demais do outro.

Somente quando vc for feliz consigo mesmo, com suas escolhas, será capaz de compartilhar a sua felicidade e satisfação pessoal com outra pessoa.

Ame , seja amado e seja feliz!

Um comentário:

Clara Miranda disse...

Sabe o que eu acho?
Que a gente complica muuuuuuuuuuuuito as coisas.
Quando eu resolvi simplificar, eu achei o homem da minha vida!
Bjim